sexta-feira, 24 de julho de 2020

A política como escolhas e circunstâncias III

III

Ocupar/resistir

 

            Outra atualização de ESCOLHER E SE POSCIONAR CONTRA se refere ao espaço: Redes Sociais e os edifícios acadêmicos se tornam “espaços de fala”. Agora ESCOLHER e se POSICIONAR se traduz em OCUPAR/RESISTIR.

            Há uma postura pós-colonialista que assume que se posicionar se torna CEDER O ESPAÇO DE FALA para O SUBALTERNO FALAR (ver Gayatri Spivak). Com isso, você cede os edifícios acadêmicos para outros corpos e organismos FALAREM nesses espaços.

            Como disse o sociólogo da UFBA, o Thiago Pinho, essa é uma questão “ética” e não “de saber” (epistemologia). Porém, acrescento: o SABER legitima A FALA dentro do espaço e do edifício acadêmico e fora dele.

            Quando você fala em Redes Sociais ou na “Grande Mídia”, o “sabe com quem você tá falando”, a “carteirada”, o diploma, “diz” quem tem “AUTORIDADE DE FALA”.

            Qual a bronca? Thiago fala de PREDICADO, eu chamaria de AÇÃO e de PRÁTICAS. Isto é: A AUTORIDADE DE FALA é um efeito que passa a circular do mesmo jeito de antes, o que muda são os CORPOS e organismos agora circulando (o que chamo de mobilidade social).


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Duas religiões econômicas no comércio

 - Terminei. Vamos? - Diz minha pequena. - Posso ir ao banheiro? - Diz minha segunda pequena. Alguns minutos depois, caminhamos sobre o asfa...