sexta-feira, 24 de julho de 2020

A política como escolhas e circunstâncias II

 

II

Escolhendo cursos em diferentes áreas

 

            Por que escolher biomedicina, biologia, matemática e não ciências humanas ou sociais? Você tem que perguntar isso pessoa por pessoa. Toda criação de uma regra geral para explicar um comportamento coletivo é redutora da realidade.

            Mas há pessoas que acreditam que ESCOLHER Humanas é uma questão de escolha política: se posicionar diante das desigualdades sociais.

            Então quem escolheu biomedicina, por exemplo, não fez uma ESCOLHA política (supostamente).

            Desde o século XIX que surgiram teorias em ciências Humanas e Sociais para combater as desigualdades, primeiro, de classe; depois, de gênero e de raça, apesar de historicamente isso não ser exclusivo de Sociais e Humanas (ver Aimé Cesaire e Franz Fanon, por exemplo, Simone de Beauvoir, bell hooks, Angela Davis - para teorias diversas).

            Bom, há quem diga que as outras áreas científicas são “neutras” e, portanto, “do lado do opressor”. Por isso se gasta tanta tinta para criticar nossos e nossas primos e primas de outras áreas.

            Ora, notar que esse raciocínio traduz ou atualiza o ESCOLHER e se POSICIONAR quando escolhe o curso (“escolhi denunciar às desigualdades”) para ESCOLHER E SE POSICIONAR CONTRA os cursos fora da área que escolhi.


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Duas religiões econômicas no comércio

 - Terminei. Vamos? - Diz minha pequena. - Posso ir ao banheiro? - Diz minha segunda pequena. Alguns minutos depois, caminhamos sobre o asfa...