quinta-feira, 25 de junho de 2020

The SINNER (3ª temporada): Nietzsche e Hitler

 

         

Reprodução de internet. Link abaixo

   Se você ou um amigo ou amiga viaja demais em Nietzsche, avise: ele tá dando sentido a sua vida, ao que você vive. Schopenhauer também. Ele tá dando o sentido pra sua vida que a religião queria dar e você descobriu que não explicava sua dor.

            Bom, The Sinner 3 é bem isso. De um ponto de vista da própria série, acho que faz uma coisa legal: nos coloca o detetive como protagonista: sempre foi a história dele contada, mas a gente pode achar que é sempre de outra pessoa (talvez fosse, aliás).

            Na terceira, uma frase ajuda muito, porque vem de Nietzsche: “se você olhar demais para o abismo, ele pode olhar de volta”. Na mesma cena, cê saberá outra coisa: “Isso pode cair num elitismo. Hitler citava Nietzsche para os soldados nazi-racistas alemães.

            Ou seja: Hitler era leitor de Nietzsche. Porém, não se enganem: Nietzsche não era antijudeus (antisemitismo). Hitler o era. Ele leu Nietzsche e usou assim. Leiam “Quando Nietzsche chorou”. Eu diria mais algo sobre The Sinner, mas façam a leitura. Se eu disser, vai estragar a conclusão.

            Por fim, o que quero dizer: Nietzsche morreu achando q era Cristo. Assustado. Hitler lia Nietzsche e usava na guerra. Raiva e ódio pra esconder sua raiva dos Judeus e dos não arianos (pretos, ciganos, gays – o antissemitismo era um guardachuva). Schopenahauer morreu feliz quando começou a ser famoso.

            Enfim: entenda uma coisa: leia O pequeno príncipe, Nietzsche ou Schopenhauer. Vc quer dar sentido a sua dor, feito Hitler. Tem um filme com um título bem legal: “Entre meninos e lobos”. É isso que the Sinner 3 mostra. E vale para nossa vida. Nunca se iluda com ideias que você lê: elas só dão sentido pra sua experiência. Morrerás melhor de outras formas.


Fonte da imagem: https://img.youtube.com/vi/fOc2Ex1QEZI/hqdefault.jpg

           


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Duas religiões econômicas no comércio

 - Terminei. Vamos? - Diz minha pequena. - Posso ir ao banheiro? - Diz minha segunda pequena. Alguns minutos depois, caminhamos sobre o asfa...