sexta-feira, 22 de maio de 2020

1985: SOCIÓLOGA ANA C. de MELO cria 13 escolas em Olinda. (arquivo de inteligência: confidencial).



“Ana Cristina Diogo Gomes de Melo, socióloga [...]” criou 13 escolas, Alto da Mina, Ouro Preto.

 

“[...] vem sendo adotado o ‘método PAULO FREIRE’ [...] o qual busca desenvolver um pensamento político nos próprios alunos, o qual busca desenvolver um pensamento político nos próprios alunos, alfabetizando-os e conscientizando-os para a luta de classes...”

 

O texto acima, de 11 de novembro de 1985, era confidencial, do Serviço Nacional de Informações, Agência Central.

 

Entende, com isso, que o governo enamorado não de militares, diga-se de passagem, mas da Ditadura Militar, o atual governo daquele que não mencionamos, é acusado, por cientistas sociais, de desinformar, via fake News, seus seguidores e seguidoras. O que nos faz acreditar, erroneamente, que quem o defende é “ignorante”.

 

Ontem participei de um “debate” na UFBA sobre ciências sociais diante da pandemia. Foi dito que, atualmente, um “movimento” histórico, cultural e teórico, acadêmico, foi considerado “responsável” pela atual “postura” de descrença ou mesmo negação da ciência em prol de posicionamentos políticos. Ora, o documento que trago, de 1985, traz um exemplo de que o governo estava preocupado com uma questão muito direta: luta de classes e comunismo. O governo atual não mudou isso! A crítica é à “ideologia” e ao comunismo!

 

Agora faça uma enquete: pergunte pra alguém próximo/a, de preferência, que não frequentou universidades, e se sim, que não seja das ciências humanas, você já ouviu falar de comunismo? E de pós-modernidade?

 

Pois é: a luta pelo monopólio intelectual (epistemológico) dentre dos cursos de ciências sociais superestima seu papel “na sociedade”. Muito mais eficiente, a meu ver, foi o papel da socióloga citada, Ana Cristina Diogo Gomes de Melo. Criando escolas para alfabetizar pessoas da periferia de Olinda, baseada em um pensador que, aliás, não se considerava comunista, diga-se de passagem. “Ficadica”, bença. 😉


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Duas religiões econômicas no comércio

 - Terminei. Vamos? - Diz minha pequena. - Posso ir ao banheiro? - Diz minha segunda pequena. Alguns minutos depois, caminhamos sobre o asfa...