domingo, 15 de setembro de 2019

DICAS SOBRE UNIVERSIDADE I - ESCRITA


Tente fazer o que gosta!!!*
Escolha temas de pesquisa COM OS QUAIS VOCÊ tem afinidade.
Encontre pessoas que te AJUDEM, ninguém faz tudo só.

Escolha METAS e as divida em PEQUENAS ETAPAS. Um passo de cada vez.
O RESULTADO VEM DEPOIS, então não pense se vai ou não conseguir.

Essa semana fui ler um antropólogo chamado Roy Wagner, em outro idioma. A professora avisou: "difícil"... Li um pouco e "chiii, era mesmo". Primeiro passo, mudei a tática: ao invés de ler noutro idioma para pegar mais vocabulário, traduzi tudo logo no velho google e fui comparando com o texto original.
Depois fiz o seguinte: peguei uma resenha do livro que estava por trás do artigo que eu deveria ler (A invenção da cultura). Baixei uma entrevista dele na qual ele explica seus principais conceitos (sorte que tem).
Finalmente voltei pro texto. Resultado? O que era difícil se tornou acessível, porque me familiarizei com o autor.

As pessoas costumam esquecer que em Ciências Sociais, mas não somente, a metodologia é muito importante na hora da escrita também e, por isso, nessa hora, só se lembram das teorias e conceitos e dos resultados que querem alcançar. O que eu indicaria: leia manuais de metodologia de pesquisa. Não tem segredo. Além disso, igual que nem' o começo desse texto, junte essas leitura com "temas que VOCÊ GOSTA, com os quais têm afinidade" e, mais e muito importante, procure PESSOAS QUE PODEM AJUDAR.

Ninguém nasce sabendo. Estar numa área e gostar de certos assuntos mais que outros ajudam você a escolher melhor, mas sempre é importante poder contar com outras pessoas nesse processo.

Na minha graduação duas pessoas foram muito importantes, orientadorxs, que me ajudaram muito a escrever. Mas no passado, outras pessoas me ajudaram muito e, no final, minha escolha por ciências humanas veio se formando com ajuda de pessoas da área.



Gostaria de ter tido mais humildade para poder ter corrido atrás de ajuda antes. Mas é assim mesmo, bença.

MAS SE NÃO ESTÁ CONSEGUINDO, dê um tempo pra si mesmx. Ajuda Profissional também é muito importante. Conheci muita gente que passou muito tempo sem conseguir. Outras que conseguiram buscando terapias holísticas o a boa e velha Psicologia.

Mas é isso. Estamos sempre nos adaptando a nossas escolhas e descobrindo vocações. E, como sociólogo, não posso esquecer de lembrar de como nosso cenário político-econômico-social nos afeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Duas religiões econômicas no comércio

 - Terminei. Vamos? - Diz minha pequena. - Posso ir ao banheiro? - Diz minha segunda pequena. Alguns minutos depois, caminhamos sobre o asfa...