sábado, 14 de março de 2020

Etnografia de ultrassom: uma análise da escrita etnográfica em Antropologia da Ciência


Artigo apresentado a uma cadeira de Seminários Avançados em Antropologia, no doutorado em Antropologia da UFPE. Ano, 2019.

Resumo


            O objetivo deste artigo é analisar as características ontológicas, epistemológicas e metodológicas da escrita etnográfica da tese Do ultrassom e seus corpos: tra(ns)duções e práticas de conhecimento em um laboratório universitário, da autoria de Marcos Castro Carvalho. As questões que nortearam este artigo foram: quais suas hipóteses de natureza ontológica, epistemológica e metodológicas? A análise da tese foi feita com base teórica em David Jacobson, mas também dialogamos com Marilyn Strathern e Gilles Deleuze para pensar na dimensão ontológica da escrita antropológica. Minha hipótese é de que se a escrita etnográfica pode ser abordada como ficção persuasiva (Strathern) ou como agencia literária (Deleuze e Guatarri), então ela resulta em efeitos sobre a percepção humana sobre a realidade. Concluo dizendo que se a escrita é sempre intencional, ela veicula agências, sendo manifestamente política ou não.



Artigo completo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Duas religiões econômicas no comércio

 - Terminei. Vamos? - Diz minha pequena. - Posso ir ao banheiro? - Diz minha segunda pequena. Alguns minutos depois, caminhamos sobre o asfa...