sexta-feira, 8 de novembro de 2019

Microcefalia no Piauí, Brasil: estudo descritivo durante a epidemia do vírus Zika, 2015-2016

Fonte: Internet*


Esse post cumpre a função de iniciar outro uso para este blog: concentrar informações sobre o conceito sociológico que chamei de Comunicadores. Neste sentido, o blog se torna um veículo para concentrar notícias sobre Zika e temas correlatos, com Microcefalia, Cianobactérias etc.


Esse Comunicador reúne produção científica (experts) e não-científica (jornalismo, mídia em geral). Esta função visa superar uma divisão encontra em minha pesquisa de mestrado em sociologia (2017-2018). Na ocasião, eu descobri duas coisas: i) o que sai dos laboratórios só pode ser "testado" (avaliado) pela rede científica (outros laboratórios que testam as provas por trás das descobertas); ii) que os fatos que vão para "o resto da sociedade", por meio do jornalismo em geral, são "traduzidos" conforme os fins dos veículos de comunicação. O que gera um problema: o efeito de uma manchete mal feita, mal intencionada etc., ou a tradução da linguagem técnica pode distorcer a informação gerando efeitos "negativos" sobre a população. Foi pensando nisso que decidi criar esse "novo Parlamento".

Digo "novo" e "parlamento" porque neste blog também hospedo informações sobre o debate sobre agrotóxicos/defensivos agrícolas. Debate esse que comecei a investigar no ano de 2015, tendo concluído uma pesquisa que me garantiu o diploma de Sociólogo (Bacharel) pela UFRPE (2016).

Por fim, cabe dizer que neste Parlamento, o funcionamento se dará da seguinte maneira: na medida do possível, compartilharei informações pertinentes ao tema já mencionado, mas em postagens sucessivas e cujos marcadores serão: Parlamento; Efeito Zika.

Efeito Zika é o título da última parte de minha dissertação de mestrado. Nela, argumento que a relação entre Ciência e os mosquitos identificados como transmissores desse vírus chamado Zika é que gera alianças entre humanos e não-humanos que, por conseguinte, modelo o que no senso comum chamamos de Sociedade e Cultura. Quanto mais transmitimos informações científicas sobre o vírus Zika, mais a Sociedade gera efeitos específicos no modo como entendemos e lidamos com nosso ambiente, com não-humanos e, claro, com nós mesmos.

Primeiro Artigo da Série:

Microcefalia no Piauí, Brasil: estudo descritivo durante a epidemia do vírus Zika, 2015-2016

Autores/as: Igor Gonçalves Ribeiro, Marcia Regina de Andrade, Janaína de Moraes Silva, Zenira Martins Silva, Maria Amélia de Oliveira Costa, Marcelo Adriano da Cunha e Silva Vieira, Francisca Miriane de Araújo Batista, Herlon Guimarães, Marcelo Yoshito Wada e Eduardo Saad.

Link para o artigo: 
https://www.academia.edu/36310451/Microcefalia_no_Piau%C3%AD_Brasil_estudo_descritivo_durante_a_epidemia_do_v%C3%ADrus_Zika_2015-2016?source=swp_share


* Disponível em: https://www.google.com/imgres?imgurl=https%3A%2F%2Fstatic.todamateria.com.br%2Fupload%2Fzi%2Fka%2Fzika-og.jpg&imgrefurl=https%3A%2F%2Fwww.todamateria.com.br%2Fzika%2F&tbnid=VovbDGNzkkl9vM&vet=12ahUKEwi9lve_tNrlAhUWHLkGHYECA5YQMygGegUIARDiAQ..i&docid=c3HJKoRjbiRRHM&w=1200&h=630&q=zika%20v%C3%ADrus&ved=2ahUKEwi9lve_tNrlAhUWHLkGHYECA5YQMygGegUIARDiAQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Duas religiões econômicas no comércio

 - Terminei. Vamos? - Diz minha pequena. - Posso ir ao banheiro? - Diz minha segunda pequena. Alguns minutos depois, caminhamos sobre o asfa...