segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

CIÊNCIA E RELIGIÃO


Você sabia que para o fundador da Sociologia da Ciência, a religião protestante estaria por trás do desenvolvimento da ciência moderna?

Pois é: para quem acha que a ciência “não tem nada a ver” com religião, é bom se atualizar. O sociólogo norte-americano Robert King Merton (1910-2003) é que investigou essa correlação entre ciência e religião protestante.

É bom lembrar que outro importante sociólogo, um dos fundadores, o alemão Max Weber (1864-1920), dizia que a religião protestante, com ênfase no calvinismo, estaria não só por trás da ciência, mas também do sucesso das relações capitalistas modernas.

Resultado: a ciência de hoje em dia é financiada por instituições públicas e privadas que se desenvolveram a partir do sucesso da educação para fins científicos. Ou seja: sua educação escolar ou universitária, ou de suas crianças, é baseada no modelo científico (“protestante”) que se desenvolveu nos últimos séculos no Ocidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Duas religiões econômicas no comércio

 - Terminei. Vamos? - Diz minha pequena. - Posso ir ao banheiro? - Diz minha segunda pequena. Alguns minutos depois, caminhamos sobre o asfa...